Por que aprender inglês na infância é tão importante?

10 de fevereiro
Por que aprender inglês na infância é tão importante?

As crianças são seres observadores por natureza, que assimilam as novidades do cotidiano com bastante curiosidade e interesse. Ao iniciarem um processo de interação, ainda muito cedo, são envolvidas por estímulos e apresentam as mais diversas reações a cada um deles. Durante esse período, é imprescindível que a escola possibilite aos pequenos uma variada gama de vivências e práticas.

O aprendizado de um idioma na Educação Infantil, por exemplo, torna-se ferramenta essencial para uma formação global, promovendo inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos alunos: ativa as funções cognitivas e linguísticas – aperfeiçoando o funcionamento do cérebro, a capacidade de raciocínio e memória, agilidade na fala – além de trabalhar a autoestima e a socialização.

No mundo sem fronteiras, onde tudo está integrado e as relações acontecem de maneira instantânea, a língua inglesa é considerada uma solução para quebrar as barreiras da comunicação. Como nativas digitais, as crianças do século XXI estão em contato direto com o idioma, de maneira passiva: por meio dos desenhos animados, músicas, livros, jogos ou objetos ao seu redor, elas acabam se familiarizando com o inglês de maneira orgânica.

Mas, para garantir que os pequenos tenham uma conexão eficiente com o idioma, é importante aguçar na mente deles a vontade e o entusiasmo em explorar coisas novas, com muita diversão e ludicidade. A sala de aula precisa ser um espaço de ideias e experimentações, onde o exercício do inglês seja prazeroso. Quanto mais o ensino for contextualizado ao universo infantil, mais fácil e natural acontece a aprendizagem.

De modo geral, cada criança tem o seu tempo de percepção e se manifesta de formas variadas diante de cada descoberta.  Os pais devem ficar atentos ao desempenho dos filhos, mas não fazer pressão ou cobrança quanto a isso. O estudo da língua inglesa deve ter sempre um impacto positivo na rotina, com a construção de hábitos simples e agradáveis.

É importante lembrar: a prática não pode se limitar à escola. Em casa, é possível criar um ambiente de estímulo e interação, com atividades dinâmicas (que podem ser brincadeiras, contação de histórias, sessão de cinema, entre outros), despertando a criatividade e a imaginação. Para uma prática constante e eficiente, a língua inglesa deve fazer parte do cotidiano da garotada como algo natural e saudável.

Aprender inglês é mais do que ler, escrever e falar. É ampliar os horizontes do conhecimento e o acesso às mais diferentes culturas e estar em contato com hábitos, costumes e estilos de vida. A criança que tiver a oportunidade de desfrutar de ricos momentos com o idioma, poderá dominá-lo aos poucos, alcançar a fluência na fase adulta e assegurar, assim, um futuro de infinitas possibilidades.