Educação Ambiental: como sensibilizar as crianças?

Educação Ambiental: como sensibilizar as crianças?

O meio ambiente tem sido uma preocupação recorrente nos últimos anos, sobretudo pelos grandes desastres climáticos causados pela ação agressiva do homem. De certo modo, isso está diretamente relacionado à maneira como lidamos com o nosso consumo e espaço em que habitamos.

A educação ambiental tem como propósito transformar a percepção sobre o nosso papel na preservação do meio ambiente e seu ecossistema, destacando também o valor do trabalho coletivo para transformar esse cenário alarmante.

Nesse sentido, iniciar a abordagem do tema ainda na infância facilita o processo de convívio com experiências sustentáveis.

A escola e a família devem unir forças na construção de uma rede diferenciada de vivências, a fim de orientar as crianças a incorporarem hábitos positivos, estabelecendo uma relação de harmonia e equilíbrio com a natureza.

Sensibilizá-las quanto aos problemas ambientais, mostrando que a inconsequente ação humana pode ser catastrófica para o planeta, é essencial despertar a reflexão sobre como certas condutas podem destruir nossas maiores riquezas naturais.

Assim, elas passam a vivenciar uma relação saudável com o meio ambiente tendo conhecimento, atenção e carinho, passando a contribuir para uma melhor qualidade de vida.

E como ensinar os pequenos a adotarem uma postura mais consciente no cotidiano? Veja algumas dicas simples:

• Economia de água: oriente o seu filho a fechar bem as torneiras e a não tomar banhos tão demorados;
  • Separação do lixo: ensine a criança a usar as devidas lixeiras, pois além de não espalhar o lixo pelas ruas, facilita a coleta seletiva e reciclagem de materiais;
  • Consumo inteligente de energia: explique que é preciso deixar ligado apenas os aparelhos eletrônicos ou lâmpadas que estão sendo utilizadas no momento;
  • Desperdício de alimentos: deve-se comer apenas o suficiente e aprender a trabalhar com o aproveitamento integral dos alimentos, criando receitas ou mesmo produzindo adubo para as plantas;
  • Andar a pé ou de bicicleta: é um modo de contribuir para a não poluição do ambiente.  A criança pode desfrutar de uma prática mais benéfica à saúde e curtir um passeio ao ar livre;
  • A compra de itens que são realmente necessários: consumir o que, de fato, é primordial, impedindo a produção exacerbada de bens e geração de resíduos. Incentive a troca de roupas e brinquedos entre amigos e familiares;
  • Criação de uma hortinha: é uma atividade super interessante para gerar curiosidade nas crianças sobre a origem dos alimentos. Também é uma ótima oportunidade para apresentar frutas, legumes e verduras e montar um cardápio nutritivo e gostoso, além de proporcionar o contato direto com a natureza.

Pequenas atitudes no presente podem fazer uma grande diferença para as futuras gerações.  Assim, nossas crianças se tornarão adultos melhores e mais responsáveis.