Musicalização Infantil: benefícios para a evolução das crianças

24 de setembro
Musicalização Infantil: benefícios para a evolução das crianças

As artes têm um valor imprescindível para a formação das crianças, pois são formas de expressão que comunicam ideias e emoções, importantes no processo de amadurecimento e reconhecimento do meio em que vivem.

Nesse sentido, a música tem o poder de alcançar os mais variados gostos, colaborando com o desenvolvimento cognitivo, social, intelectual e cultural dos pequenos.

Em contato com os sons desde antes de nascer, ainda na barriga da mãe, a criança pode vivenciar experiências sonoras de diferentes maneiras. Mas é no convívio com as harmonias, melodias e ritmos que ela passa compreender e aprimorar o seu conhecimento sobre música.

Em nossa escola, essa manifestação artística é amplamente utilizada como ferramenta pedagógica. As aulas de Musicalização Infantil têm como proposta oferecer uma familiarização gradativa com o universo musical, a fim de estabelecer uma relação natural e instigante.

Voltadas para turmas do Maternal I ao 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, os alunos são envolvidos em dinâmicas criativas e cativantes, de acordo com cada faixa etária.

A professora de música, Samara Rodrigues, fala das práticas com os pequenos.

“Toda aula é preparada pensando estrategicamente: como a criança vai fazer aquela aula, de forma lúdica e também significativa, pois não é só o cantar por cantar, tem que ter um sentido. O porquê de cantar, de tocar aquele determinado instrumento”, diz Samara.

Os benefícios para o aprimoramento das habilidades são inúmeros, principalmente por oportunizar uma conexão cotidiana com a música de modo prazeroso: estimula as funções cerebrais, melhora a concentração, trabalha a memória e a criatividade, aperfeiçoa o raciocínio lógico, além de promover a autoestima e a integração coletiva.

Para Samara, o crescente interesse dos alunos pela atividade musical é bastante positivo.

“Eu vejo que, de pouquinho em pouquinho, a criança vai crescendo no seu amadurecimento musical, no processo de construção musical. Eu venho percebendo isso: o avanço, de como as crianças têm uma boa memória e aprendem rapidamente. Algumas saem daqui do colégio e vão para uma escola de música estudar algum instrumento.”