Júri Simulado 2013: Discutindo sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte

30 de setembro

É com a preocupação de integrar nossos alunos com suas práticas sociais, mesmo que ainda estas não façam parte do cotidiano deles, e cientes da importância de envolvê-los nas discussões em torno dos problemas ambientais da atualidade, que o colégio Evolução, através da disciplina de Geografia ministrada pela professora Michelle Guerra, realizou no mês de setembro um grande projeto intitulado Júri Simulado. Tal projeto objetivou debater a questão da usina hidrelétrica de Belo Monte, assunto da disciplina de geografia que mobilizou os alunos dos 7º Ano. Na proposta de trabalho, os alunos incorporaram os personagens de advogados das bancadas contra e a favor do funcionamento da usina hidrelétrica de Belo Monte, promotores, testemunhas, jurados e oficiais de justiça, todos colocados frentes a interrogações e desafios que os levaram a refletir e aprender valores, posicionando-se sobre o tema “A Usina Hidrelétrica de Belo Monte”. Contamos, ainda, com a presença dos juízes Frederico Coutinho, Humberto Halison, Maria Lilian Leal, e o advogado Sérgio Almeida da Silva para conduzir os júris da forma mais autêntica possível.

Os alunos pesquisaram, discutiram, assistiram a reportagens e vídeos sobre o tema e se prepararam para defender ou condenar a visão contra e a favor, o que resultou em uma aula prática, onde estes se colocaram de forma bastante segura e clara desempenhando cada um o seu papel; eles mergulharam em uma experiência fundamental para seu desenvolvimento intelectual, usaram diversos tipos de raciocínio, lançaram mão de estratégias variadas e integraram diversos conhecimentos adquiridos em prol de debater um problema sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte e, também, refletir sobre o futuro do Brasil, sobre que país queremos.

Cientes do valor do resultado alcançado, agradecemos a participação e colaboração de todos que participaram, especialmente aos doutores juízes, pois acreditamos na importância de uma aprendizagem que dialoga com o cotidiano e com o social para a formação intelectual e cidadã dos nossos alunos.

Texto: Professora Michelle Guerra