Uma proposta pedagógica que se preocupa em educar para a vida

A entrada no Ensino Fundamental revela ao aluno um novo e atraente universo de saberes, que se abre graças à conquista da leitura e da escrita. Progressivamente, o aluno entra em contato com novos conteúdos. O repertório amplia-se à medida que são introduzidas as diferentes disciplinas no Ensino Fundamental I e, posteriormente, no Ensino Fundamental II.

Os conteúdos são abordados em aulas, pesquisas, estudos do meio e projetos de trabalho interdisciplinares. Procedimentos são ensinados e fornecem ao aluno as condições necessárias para que seja, ele mesmo, o agente de sua aprendizagem. Assim, algumas palavras passam a marcar o cotidiano:observar, registrar, deduzir, prever, antecipar, reformular, opinar, dentre outras, que se traduzem em ações que levam o aluno a descobrir, na prática, que o conteúdo aprendido não é um fim, mas antes um caminho que se abre em vários outros, permitindo o acesso direto à ampliação e renovação permanente do conhecimento.

Dentro e fora da sala de aula, o aluno é estimulado a trabalhar em grupo, colaborando com os colegas e trocando experiências e hipóteses. Assumindo o papel de mediador e organizador de saberes, o professor orienta as formas de estudar e pesquisar, incentivando a leitura e a escrita. Cabe a ele apresentar os conteúdos e atividades de modo que os alunos compreendam o porquê e para quê aprendem e, assim, desenvolvam expectativas positivas em relação à aprendizagem e sintam-se motivados para o trabalho escolar. A articulação entre conceitos, procedimentos e atitudes forma o alicerce sobre o qual se constrói o currículo do Ensino Fundamental.

Além das habilidades linguísticas e lógico-matemáticas, é necessário que os alunos tenham chance de desenvolver suas competências musicais, estéticas, espaciais, corporais, intra e interpessoais. A utilização de diferentes linguagens promove o enriquecimento da capacidade de expressão de ideias, sentimentos, necessidades e opiniões. Confere aos alunos, ainda, capacidade para interpretar e usufruir das produções culturais oferecidas a eles.

Assumindo o compromisso de uma educação voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a articulação do conhecimento historicamente produzido nas ações cotidianas, o Colégio Evolução busca integrar, ao dia a dia da escola, conceitos de ética, cidadania e valores (responsabilidade pessoal e social, conservação do meio ambiente, saúde e cuidado com o próprio corpo) que se combinam em atitudes e práticas experimentadas em contato com os colegas e a comunidade.

O Colégio Evolução mostra aos alunos o atraente universo do conhecimento por meio de conteúdos que são abordados em aulas, pesquisas, estudos do meio e projetos de trabalho interdisciplinares. Dentro e fora da sala de aula, o aluno é estimulado a trabalhar em grupo, colaborando com os colegas e trocando experiências e hipóteses.

Já os conceitos de ética, cidadania e responsabilidade pessoal e socioambiental estão presentes no dia a dia, visando a uma educação ampla e renovada. No Colégio Evolução, os conteúdos são trabalhados em suas interações com a realidade, fazendo com que o estudante perceba que a escola está integrada ao meio que ele vive. Contamos, ainda, com uma estrutura moderna com TV LCD de 32 polegadas, data-show e sala multimídia com lousa digital preparada para desenvolver diversas atividades com os alunos.