Uma proposta pedagógica que se preocupa em educar para a vida

O Colégio Evolução, enquanto instituição educativa, acredita na concepção epistemológica conhecida como construtivismo sociointeracionista, pautada nas contribuições de Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Wallon, Freinet, Gardner, entre outros estudiosos contemporâneos.A proposta dá prioridade à forma como o aluno aprende, enfatizando a construção do conhecimento através da mediação e das relações com realidade.

Neste caso, o professor tem por intenção fazer com que o aluno perceba, registre, compreenda e experimente determinados fatos, relações, operações ou sentimentos. Assim, a produção do conhecimento, decorrente do espaço pedagógico, configura-se como criação estabelecida em um diálogo coletivo, ou seja, professores e alunos produzem saber em interação. Ao professor, cabe o papel de orientar, direcionar o processo de apropriação do conhecimento, colocando à disposição dos alunos os instrumentos necessários para tal. Compete, ainda, fomentar a curiosidade intelectual, a originalidade, a criatividade, permitindo que o aluno chegue a perceber-se como sujeito ativo, capaz de gerar e processar informação. É competência do professor engajar o aluno em múltiplas atividades de produção do conhecimento que possibilitem a autonomia cognitiva e crítica.

O processo de ensino-aprendizagem voltado somente para transmissão e absorção de conhecimento deu lugar, em nossa Escola, ao ensinar a pensar, saber comunicar-se, saber pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo, enfim, ser socialmente competente.

Baseado nos quatro pilares da educação, propostos pela UNESCO, devemos direcionar o aprendizado, nos tempos atuais, nas seguintes competências: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Dessa forma, utilizamos os conteúdos para desenvolver em nossos alunos competências e habilidades na aquisição de conhecimentos que não se limitam à escola.Esta grande mudança pode ser sintetizada no conceito de "Educação para toda a vida", já que ela nunca cessará de acontecer.