Proposta Pedagógica

O Colégio Evolução, enquanto instituição educativa, acredita na concepção epistemológica conhecida como construtivismo sociointeracionista, pautada nas contribuições de Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Wallon, Freinet, Gardner, entre outros estudiosos contemporâneos.

A proposta dá prioridade à forma como o aluno aprende, enfatizando a construção do conhecimento através da mediação e das relações com realidade.

Neste caso, o professor (mediador) tem por intenção fazer com que o aluno perceba, registre, compreenda e experimente determinados fatos, relações, operações ou sentimentos.

Assim, a produção do conhecimento, decorrente do espaço pedagógico, configura-se como criação estabelecida em um diálogo coletivo, ou seja, professores e alunos produzem conhecimento em interação.

Ao professor, cabe o papel de orientar, direcionar o processo de apropriação do conhecimento, colocando à disposição dos alunos os instrumentos necessários para tal. Compete, ainda, fomentar a curiosidade intelectual, a originalidade, a criatividade, permitindo que o aluno chegue a perceber-se como sujeito ativo, capaz de gerar e processar informação. É competência do professor engajar o aluno em múltiplas atividades de produção do conhecimento, nas quais a recombinação ativa possibilite a autonomia cognitiva e crítica.

O ensino-aprendizagem voltado somente para transmissão e absorção de conhecimento deu lugar, em nossa Escola, ao ensinar a pensar, saber comunicar-se, saber pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo, enfim, ser socialmente competente.

Baseado nos quatro pilares da educação, propostos pela UNESCO, devemos guiar o aprendizado nos tempos atuais nas seguintes competências: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Dessa forma, utilizamos os conteúdos para desenvolver, em nossos alunos, competências e habilidades na aquisição de conhecimentos que não se limitam à escola.

Esta grande mudança pode ser sintetizada no conceito de “Educação para toda a vida”, já que ela nunca cessará de acontecer.

No Evolução o trabalho está edificado em quatro pilares:

Aprender a Aprender

Aprender a Conviver

Aprender a Fazer

Aprender a Ser

Graus de Ensino

O EVOLUÇÃO atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, oferecendo os seguintes cursos:

Educação Infantil: Infantil I, II, III, IV e V

Ensino Fundamental: Do 1º ano (Alfabetização) ao 9º Ano