Laboratório de Ciências

As ideias férteis são as que ajudam a resolver questões e produzem mais ideias férteis. Elas se acumulam nos assuntos que mais nos interessam, porque pensamos neles com nossa própria mente, buscando ativamente o conhecimento. As ideias inertes, ao contrário, são as que memorizamos confusamente e com o passar do tempo se perde na memória. Para criar interesse pelo objetivo de estudo das ciências, faz-se necessário vivenciar os fatos vistos em sala de aula numa atividade que relacione as ciências com nosso cotidiano, tornando-a uma disciplina dinâmica, facilitando o entendimento e melhorando o rendimento do aluno. Nesse contexto, abrimos espaço para as atividades práticas no Laboratório Multifuncional (Ciências/Biologia, Química e Física), onde os alunos vivenciam as experiências expostas em sala de aula, através da realização de experimentos didáticos cujo tema é concomitante com aqueles explanados na aula teórica.

As aulas práticas são desenvolvidas semanalmente no laboratório para o ensino prático de Ciências, Biologia, Química e Física, onde os alunos contam com toda infra-estrutura proporcionada pela Escola, para realizarem suas experiências com toda a segurança e conforto sob a Coordenação da Professora Fernanda Odebrecht, Coordenadores do Fundamental II e demais colaboradores da equipe pedagógica do Colégio Evolução.

Os materiais utilizados nas aulas práticas proporcionam melhor aproveitamento pedagógico das atividades realizadas, garantindo segurança e aprendizagem num ambiente criativo que estimulam os alunos ao estudo e às novas descobertas. De acordo com essa ideia, nossas aulas são realizadas com a utilização de exemplares de animais, vegetais e microorganismos, observados com auxílio de microscópio óptico comum, permitindo um estudo mais detalhado dos seres vivos. Realizamos também, experiências com os principais componentes da natureza, como os carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos, identificando-os e estudando seus papéis na manutenção da vida no planeta.

Nossas aulas de laboratório acontecerão do 6 ao 9 ano. Porém, não basta conquistar um novo espaço para as aulas. É preciso valorizar a oportunidade de por em prática aquilo que se aprendeu na sala de aula, e corresponder às intenções dos professores. Os horários das aulas de laboratório do 8 e 9 anos acontecem em horário oposto ao do turno do aluno, e do 6 e 7 anos serão durante o próprio turno de aula do aluno.

Com a realização desse projeto de atividades práticas, podemos observar o crescimento intelectual dos nossos alunos como fruto da estimulação pela busca de conhecimento na ciência determinada pela curiosidade talentos e despertando habilidades.