Laboratório de Ciências

As ideias férteis são as que ajudam a resolver questões, produzindo mais ideias férteis. Elas se concentram nos assuntos que mais nos interessam, porque pensamos neles com nossa própria mente, buscando ativamente o conhecimento. As ideias inertes, em contrapartida, são as que memorizamos confusamente e, com o passar do tempo, perde-se na memória.

Para criar o interesse do estudante por objetos de estudo das ciências, faz-se necessário oportunizar vivências diferenciadas, com o auxílio de dinâmicas que relacionem o que é visto em sala de aula com o cotidiano, facilitando, assim, uma melhor compreensão dos conteúdos. Nesse contexto, abrimos espaço para as atividades práticas no Laboratório Multifuncional (Ciências/Biologia, Química e Física), onde os alunos realizam experimentos didáticos e cujo tema é concomitante com aqueles explanados na aula teórica.

As práticas são desenvolvidas semanalmente no laboratório para o ensino de Ciências, Biologia, Química e Física, no qual os alunos contam com toda infraestrutura proporcionada pela Escola, a fim de realizarem suas experiências com toda a segurança e conforto, sob a coordenação da professora Fernanda Odebrecht, coordenadores do Fundamental Anos Finais e demais colaboradores da equipe pedagógica do Colégio Evolução.

Os materiais utilizados proporcionam melhor aproveitamento pedagógico das atividades, garantindo segurança e aprendizagem em um ambiente criativo, estimulando os alunos às novas descobertas. Disponibilizamos exemplares de animais, vegetais e microorganismos, observados com auxílio de microscópio óptico comum, permitindo um estudo mais detalhado dos seres vivos. Realizamos, também, experiências com os principais componentes da natureza, como os carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos, identificando-os e estudando seus papeis na manutenção da vida no planeta.

Os momentos no laboratório acontecem do 6° ao 9° ano, durante o próprio turno de aula. Além da conquista de um novo espaço para a transformação do processo de ensino-aprendizagem, é preciso valorizar a oportunidade de pôr em prática aquilo que se aprendeu na sala de aula e corresponder às intenções dos professores

Com a realização desse projeto de atividades práticas, pode-se observar o crescimento intelectual como fruto do estímulo pela busca de conhecimento, despertando talentos e habilidades dos nossos alunos.