História

O Colégio e Curso Evolução foi fundado em 08 de dezembro de 1982, sob a denominação de Escolinha Risque Rabisque. Iniciou suas atividades no ano de 1983, contando, naquela ocasião, apenas com a Educação Infantil. Fundada pelas diretoras Ana Luiza Peixoto e Maria Carmen Borges Peixoto de Vasconcellos que, preocupadas com os caminhos da Educação, organizaram um competente e criativo projeto político-pedagógico, pautado na pedagogia Montessoriana.

Desde sua fundação, o Colégio Evolução traz a ideia arrojada e desafiadora de que muito pode ser feito pelo ensino, em níveis superiores aos já existentes no mercado.

Em 1993, assumiu o nome fantasia de Colégio e Curso Evolução, sugerido pela turma vencedora de uma gincana cultural, na qual uma das provas era dar um novo nome ao novo grau de Ensino (Fundamental II), que no momento se iniciava. Passo a passo, foi se consolidando como instituição de ensino séria, ganhando respeito da população, ampliando o seu alunado e, consequentemente, os cursos oferecidos. Seguindo coerentemente seus princípios, o Evolução cresceu gradativamente, implementando uma nova série a cada ano, o que garantiu a realização plena de seus objetivos pedagógicos.

Em 1997, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o Colégio Evolução repensou sua prática pedagógica, pois o despertar para o novo milênio apontou para a necessidade de construir uma escola voltada para desenvolver cidadãos, com excelente formação acadêmica, moral e ética, para viverem nesta nova era, marcada pelos progressos científicos e tecnológicos que definem novas exigências para o ingresso no competitivo mercado de trabalho. Tal demanda impôs ao Colégio Evolução adotar uma nova concepção de ensino-aprendizagem, assim como fazer a atualização de seus currículos.

Atualmente, como instituição de ensino, acreditamos na concepção epistemológica conhecida como Construtivismo Sociointeracionista, baseado nos pressupostos teóricos de Piaget, Vigotsky, Freinet, Paulo Freire, Wallon, entre outros educadores contemporâneos, pois as perspectivas que se abrem nos mais diversos campos do saber implicam em um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo – atento à realidade que se transforma a cada momento. O Evolução, a cada ano, tem crescido e se modernizado progressivamente, pela própria satisfação da clientela, decorrente de uma pedagogia inovadora e uma visão humanística de educação, que priorizam atendimento individualizado ao aluno, aliado à competência técnica do corpo docente e demais colaboradores, o que gera qualidade de ensino.

Suas instalações físicas foram sendo ampliadas, com a finalidade de agrupar os diversos graus de ensino, em prédios distintos, de forma a atender às reais necessidades dos educandos. Contamos, hoje, com quatro unidades, todas localizadas no nobre bairro do Miramar.

Em 2003, com a experiência e competência que nos diferenciam das demais escolas, inauguramos o Ensino Médio. Através de uma atualizada e dedicada equipe de professores, atuante coordenação pedagógica, número reduzido de alunos em sala de aula, maior carga horária, assistência permanente de uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de implantar a cultura do estudo permanente e da escolha profissional precoce que norteia nossos estudantes a perseguirem seus objetivos, o Evolução logo se destacou pelos altos índices de aprovação nos vestibulares das melhores universidades locais, regionais e do país.

Hoje, o Evolução tornou-se uma das mais respeitadas instituições de ensino de João Pessoa, pelo compromisso que tem com seus alunos, parceiros e pela qualidade dos serviços prestados.